Pamonha Assada
Essa pamonha assada é uma versão prática e deliciosa que dispensa o trabalho de amarrar as trouxinhas na palha do milho. O resultado é uma pamonha cremosinha por dentro, com uma casquinha dourada de queijo por cima.
O segredo para o sucesso dessa receita está na escolha do milho e na forma de preparar a massa. Utilize milho verde bem novinho e siga as dicas para garantir uma pamonha saborosa.
Ingredientes
- 9 espigas de milho verde bem novinhas (cerca de 800g de grãos)
- 1 xícara de açúcar
- 1 colherzinha de café de sal
- 1 colher de sopa de banha (opcional: mais manteiga)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 200g de queijo minas ralado (ou outro queijo que derreta bem)
- Um pouco de leite, se necessário
Modo de Preparo
- Descasque as espigas e retire os grãos de milho com uma faca bem afiada. Dica: apoie a espiga em pé numa tigela funda para facilitar a coleta dos grãos.
- Coloque uma parte dos grãos de milho (cerca de 1/3) no liquidificador, adicione um pouco de leite (se necessário), a colher de sal e um pouco do açúcar.
- Com o liquidificador ligado, adicione o restante dos grãos e açúcar aos poucos. Bate até ficar uma pasta lisa, sem pedaços de milho.
- Derreta a banha e a manteiga em fogo baixo até ficarem quentes, mas sem ferver.
- Transfira a mistura do liquidificador para uma tigela grande e adicione a mistura de banha e manteiga derretidas aos poucos, mexendo bem a cada adição.
- Unte um refratário (aproximadamente 6x18x24cm) com manteiga e despeje a massa nele.
- Espalhe o queijo minas ralado por cima.
- Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus e asse por cerca de 45 minutos, ou até o queijo ficar dourado e a massa firmar.
- Deixe descansar por 5 minutos antes de cortar.
- Sirva quente ou morna. Se sobrar, guarde na geladeira por até 3 dias e reaqueça no micro-ondas ou no forno.